Home Segurança e Meio Ambiente      
 
Menu:
 
Políticas de Segurança, Saúde e Meio Ambiente

A Esso possui Políticas que são a base para todas as suas atividades no Brasil e no exterior.

Essas Políticas são divulgadas a todos os funcionários que se comprometem com a aplicação integral das mesmas.

Filosofia de Prevenção de Perdas Acidentais
A Esso Brasileira entende que todos os incidentes com lesão, danos materiais, danos à saúde e ao meio ambiente, podem ser evitados. Os funcionários e Prestadores de Serviço são responsáveis pela manutenção de um ambiente livre de incidentes, identificando e eliminando ou gerenciando os riscos, com observância aos seguintes princípios:

* As Expectativas do OIMS (Sistema de Gerenciamento da Integridade das Operações) deverão ser observadas em todos os planos e processos da Companhia.

* As condições seguras de trabalho não poderão ser sacrificadas em função de outros parâmetros, inclusive de caráter comercial.

* Uma conduta prudente e segura é condição de emprego e prestação de serviços.

* É obrigatória a utilização do Sistema Alerta! em todas as unidades da Esso e empresas contratadas.

* Todos os funcionários e contratados são responsáveis pelo desempenho em Segurança e Meio Ambiente.

* A comunicação e investigação dos incidentes e quase-incidentes é obrigatória.

* A utilização da OPI - Observação para Prevenção de Incidentes - em todas as instalações e por todos os funcionários e contratados, é obrigatória, de acordo com o programa estabelecido.

* A mesma conduta preventiva dos funcionários e contratados é esperada fora do ambiente de trabalho.

* A Esso Brasileira envidará esforços para dispor, sempre, da melhor tecnologia prevencionista.

Projeto PiraCena

O Projeto PiraCena , desenvolvido pelo Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena) , da Universidade de São Paulo , e patrocinado pela Esso , é o mais amplo projeto de estudos realizado no País sobre o uso de recursos hídricos em uma bacia hidrográfica.

Em desenvolvimento na Bacia do Rio Piracicaba , o projeto permitirá um inédito levantamento do comportamento dos rios e das condições da região, principalmente no que se refere à ocupação do solo e à exploração dos recursos hídricos. Irá produzir resultados nos campos acadêmico, público e social, e criará uma metodologia para estudos integrados das áreas drenadas do Brasil.

A abordagem dessa pesquisa considera as bacias hidrográficas, localizadas em regiões de alta densidade populacional e elevada atividade econômica, como "entidades ecológicas vivas" , prestes a perecerem. Mais especificamente , como um doente, do qual se conhecem a doença e os sintomas, mas não seu metabolismo.

Este é um dos principais objetivos do projeto, que pretende estudar a Bacia do Rio Piracicaba de forma integrada. Como não existe ainda uma metodologia disponível para esses estudos, o projeto da Esso e do Cena tem um caráter pioneiro.

Para tanto, o projeto recolhe amostragens quinzenais em vários pontos críticos da Bacia, a fim de estabelecer parâmetros que permitam conhecer suas características básicas. Dessa forma, é possível determinar, por exemplo, como uma mudança de cultura ribeirinha pode afetar as águas ou por que, em diferentes pontos, o rio consegue suportar mais - ou menos - a poluição. Ou ainda determinar que consequências advirão para os rios em caso de eventuais mudanças nas atividades econômicas da região.

Ao lado dos aspectos técnicos, o projeto desenvolve ainda um trabalho de conscientização da população.

Trabalhando em conjunto com organismos governamentais, o Projeto PiraCena já tem condições de oferecer a autoridades municipais e estaduais as necessárias informações técnicas para garantir que o processo decisório da administração pública transcorrerá de forma a não comprometer ainda mais a qualidade das águas da Bacia.

 
 
Home | A ESSO no Brasil | Produtos e Serviços | Novidades | Esso e Comunidade | Segurança e Meio Ambiente | Recursos Humanos