Home Novidades Perguntas & Respostas      
 
Menu:
 
Perguntas & Respostas
1. Para quais veículos é recomendado o uso de gasolina aditivada?

R: A gasolina aditivada pode e deve ser usada por qualquer veículo. Vale lembrar apenas que, se o veículo for mais antigo, os primeiros 2 ou 3 abastecimentos com gasolina aditivada irão soltar sujeira acumulada no motor, o que poderá provocar entupimento do filtro, carburador ou sistema de injeção. Mas, após uma limpeza, a sujeira não mais se acumulará e o sistema permanecerá sempre limpo.

2. Para quais veículos é recomendado o uso de gasolina premium?

R: Embora possa ser usada por qualquer veículo, apenas os motores com alta taxa de compressão irão se beneficiar efetivamente do uso da gasolina premium, que possui maior octanagem do que as outras gasolinas - comuns ou aditivadas. Para conhecer melhor as características e necessidades do motor, consulte sempre o manual do fabricante de seu veículo.

3. O que acontece se forem misturados mum mesmo tanque de veículo combustível comum, combustível aditivado e premium?

R: Em princípio, não há incompatibilidade entre eles. Entretanto, ao misturar um combustível aditivado com um comum, os aditivos ficam diluídos, diminuindo portanto seu poder de limpeza do motor.

4. O que acontece quando se adiciona água ao álcool?

R: O álcool para motor deve ter teor alcoólico variando entre 92,6% e 93,8% em peso. Isso significa que o álcool tem cerca de 7% de água, em peso, na sua composição. Se essa quantidade de água for aumentando, o combustível vai ficando diluído, perdendo força, o que será sentido num pior desempenho do motor e em maior consumo.

5. Os combustíveis são iguais em todos os postos?

R: No caso dos combustíveis aditivados, seguramente não, uma vez que cada Cia. Distribuidora desenvolve e mistura seus próprios aditivos à gasolina (ou ao álcool e ao diesel). No caso dos combustíveis comuns, sem aditivos, embora sejam provenientes da mesma fonte - as refinarias da Petrobras - não necessariamente serão iguais em todos os postos. Há que se considerar a possibilidade de contaminação/adulteração, intencional ou não, no transporte ou no posto. Por isso, é recomendável abastecer num posto de confiança, em que se conheça a idoneidade do proprietário e seus cuidados com qualidade e segurança.

6. O que é um combustível "batizado"?

R: O termo se origina do ato de se adicionar água a outro produto líquido, mas nesse caso representa qualquer mistura que adultere a composição original de combustíveis, como solvente de borracha na gasolina, álcool hidratado na gasolina, água no álcool etc.

7. O que acontece quando um carro é abastecido com combustível "batizado"?

R: O uso de combustível adulterado pode causar sérios danos ao motor de um veículo. E a garantia fornecida pelo fabricante não cobre casos desse tipo. Assim, o prejuízo é do próprio consumidor.

8. Como o consumidor pode se precaver?

R: Abastecendo sempre em postos conhecidos e de confiança.